Publicado em: 03/04/2018 às 13:53
Dos 228 municípios de concessão da Elektro, Araras está entre os 3 escolhidos para o projeto Jovens Brilhantes
Unidade do TCO, que fica no Jardim Nossa Senhora Aparecida, foi a escolhida para receber um Laboratório de Ciências para a integração e compartilhamento do conteúdo sobre tecnologia, ciência e pesquisa

A manhã desta terça-feira (3) foi movimentada para a Educação da cidade, especialmente para os alunos da Emef Thereza Colette Ometto. É que dos 228 municípios de área de concessão da Elektro, Araras foi um dos três escolhidos para a implantação do projeto Jovens Brilhantes – uma iniciativa da concessionária de transformação educacional que busca criar e promover soluções educacionais conectadas aos desafios sociais da atualidade.

A unidade, que fica no Jardim Nossa Senhora Aparecida, zona norte da cidade, recebeu reforma e adaptação de uma sala, que virou um Laboratório de Ciências. A proposta é catalisar ideias para o desenvolvimento de respostas criativas no processo de pensamento crítico, favorecendo a integração e compartilhamento de conteúdo. As outras duas cidades escolhidas pela Elektro foram Três Lagoas e Registro. Em Araras, os beneficiados, no primeiro momento, serão os alunos dos 7° anos da escola TCO.

A iniciativa ofereceu mentoria e transmitiu aos professores conhecimentos sobre as últimas tendências e metodologias, a fim de melhorar as habilidades tecnológicas e educacionais. Agora, no dia a dia será feita a integração de métodos modernos de ensino, facilitando o desenvolvimento de processos criativos e educacionais para os alunos envolvidos no programa de aprendizagem e desenvolver habilidades e competências do século XXI, por meio do conhecimento em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por sua sigla em inglês) de forma criativa e interativa para responder aos desafios reais da sociedade.

“Estamos muito felizes de estar entre as três cidades do Brasil a receber este projeto de tecnologia de ponta, que usa recursos educacionais e a conectividade, onde os alunos possam adquirir e compartilhar conhecimento. Sem dúvida será um grande aprendizado para melhorar as oportunidades”, disse a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.

Para o prefeito Pedrinho Eliseu, a entrega do Laboratório de Ciências é de extrema importância para os alunos. “Eu, que estudei do 1º ao 8º ano em escola pública, estou muito feliz pela vinda deste projeto. Um grande passo foi dado hoje com a inauguração deste espaço que ficou muito bonito. Quem sabe não conseguimos expandir isso futuramente a outras unidades de nossa cidade. Investir em ciência, pesquisa e tecnologia é falar do futuro, é pensar sempre para frente”, comentou ele.

Clique aqui e assista a matéria.