Publicado em: 23/03/2018 às 13:09
Emeief Carlos Giovani Bolles, de Araras, recebe prêmio nacional da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
Dos 800 relatos inscritos no Brasil, escola de Araras ficou entre as 30 selecionadas, com o relato “Alimentos Regionais Brasileiros”; ação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Secom
A comitiva de Araras que recebeu a premiação em Recife: diretora da Emeief, Heleine Cristina Villas Boas Francisco, a secretária de Educação, Mariana Mani Moura, a vice-diretora da escola, Michelle Alves de Moraes Tozzato de Brito, e a coordenadora pedagógica, Nilziete Jesus Chaves Barbosa

Ótima notícia para a Educação ararense! A Emeief Carlos Giovani Bolles, no Parque Dom Pedro II, foi premiada na Jornada de Educação Alimentar Nutricional, no qual são envolvidas escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A solenidade de entrega da premiação foi na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), na cidade de Recife/PE.

Dos 800 relatos inscritos, de todas as regiões do Brasil, a unidade de ensino ararense ficou entre as 30 selecionadas, com o relato “Alimentos Regionais Brasileiros”, que em seu conteúdo resgatou a cultura popular brasileira, com ênfase na Região Sudeste e principalmente nos alimentos típicos de Araras. O material enviado para a Jornada contou com a participação de alunos, professores, gestores, funcionários e nutricionistas da unidade de ensino. Para a formalização do material foi realizado uma ampla pesquisa sobre o tema.

“Ficar entre as 30 melhores escolas do país foi muito gratificante. A emoção maior foi ter o nosso material publicado na 1ª edição dos Melhores Relatos da Educação, um programa de nível nacional, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, comentou a secretária de Educação, Mariana Mani Moura.

Além da secretária de Educação, formaram a comitiva ararense para receber o prêmio a diretora da Emeief, Heleine Cristina Villas Boas Francisco, a vice-diretora, Michelle Alves de Moraes Tozzato de Brito, e a professora e coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Nilziete Jesus Chaves Barbosa.

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é um programa brasileiro que serve de referência para vários países, e assim contribui para um mundo melhor, priorizando o desenvolvimento integral das crianças.

As inscrições para a 2ª edição da Jornada estão abertas e seguem até o dia 6 de maio. Além dos relatos da Educação Infantil, a iniciativa será estendida ao Ensino Fundamental. Os cadastros devem ser realizados pelo site www.educacaocorporativa.fnde.gov.br. Mais informações em www.fnde.gov/programas/pane.

Entenda a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

No ano de 2017 o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu inscrições para a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as escolas de Educação Infantil, que são atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Jornada de EAN tem o objetivo de incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil dentro de 6 temas, sendo: Tema 01 –  Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Tema 02 – Alimentos regionais brasileiros; Tema 03 – Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Tema 04 – Horta escolar pedagógica; Tema 05 – Agricultura familiar na escola; Tema 06 – Atividades lúdicas para o desenvolvimento social relacionado ao ato de comer.

Secom