Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/03/2018 às 11:34
Atrações especiais marcam a Semana do Município 2018
Programação terá hasteamento de bandeiras, atividades da Semana da Água, evento comunitário da Elektro, lançamento do Programa de Leitura, missa na Capela do Solar, formatura da GCM, abertura do Saap, encenação da Paixão de Cristo, música na Casa da Memória, Corrida de Rua e Show na Praça
SecomCapela de Santo Antônio foi reativada para missa no dia 24 de março

Araras se prepara para festejar os seus 147 anos de emancipação político-administrativa, que serão completados no próximo dia 24 de março, e a Prefeitura preparou diversas atrações que vão integrar a programação da Semana do Município 2018.

O cronograma prevê Ato Cívico, eventos da Semana da Água, atrações do projeto Energia em Sua Vida, apresentações dos 60 anos de Bossa Nova e do Quinteto Bachianas Sesi, lançamento do Programa de Leitura Entre Contos e Letras, a realização da primeira missa na Capela de Santo Antônio reaberta à comunidade, formatura da Guarda Civil Municipal, solenidade de abertura e premiação do SAAP (Salão Ararense de Artes Plásticas) Antônio Rodini, encenação da Paixão de Cristo – a História Contada por Crianças, Corrida 24 de Março e show musical com Waire Carneiro, na Praça Barão de Araras.

 

Ato Cívico

Na segunda-feira (19), às 9h, na Praça Barão de Araras, acontece a Abertura da Semana do Município 2018 com o tradicional Ato Cívico. A solenidade contará com apresentações da Fanfarra da Emei Joel Job Fachini, do Coral da Emei Ivan Inácio de Oliveira Zurita, hasteamento das bandeiras, além do pronunciamento do prefeito da cidade, Pedrinho Eliseu.

 

Semana da Água

Em comemoração à Semana da Água serão várias atividades na cidade – o Dia Mundial da Água é comemorado dia 22 de março.

O Saema preparou ações que visam a educação ambiental com foco no uso consciente da água, recebendo alunos e professores de escolas da cidade para visitações e palestras na Estação de Tratamento de Água. Essas atividades serão durante duas semanas, de 19 a 29 de março. Durante esse período, o Saema também pode receber munícipes em geral para as visitas, mas é necessário agendamento prévio.

Também em comemoração à Semana da Água, o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Araras, que funciona no Lago Municipal, irá oferecer atividades voltadas à educação ambiental aos alunos dos 4º anos da rede municipal, sempre no período da tarde. Será durante uma semana, de 19 a 23 de março, num trabalho realizado em conjunto entre as secretarias de Educação e Serviços Públicos.

 

Música na Casa da Memória

A Casa da Memória Pedro Pessotto Filho irá receber duas apresentações musicais na Semana do Município. A primeira delas, na segunda-feira (19), às 20h, o ritmo é a Bossa Nova, atração organizada pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

Já na sexta-feira (23), às 20h, quem se apresenta é o Quinteto Bachicana do Sesi, formado por musicistas oriundos da Bachiana Filarmônica do Sesi, cuja orquestra está sob a direção artística do renomado maestro João Carlos Martins e mantida pelo Sesi-SP. A iniciativa representa ação relevante à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Neste concerto especial, os músicos apresentarão obras com a formação oboé, violinos, viola e violoncelo.

 

Atividades para a comunidade no Energia em Sua Vida

O evento Energia em Sua Vida será realizado no dia 22 de março, quinta-feira, das 9h às 17h30, na Praça Jorge Assumpção, zona leste da cidade. Serão várias atividades gratuitas voltadas para a comunidade.

A realização é da concessionária de energia Elektro, por meio do programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com apoio da Prefeitura de Araras. Entre as atividades estão agendadas palestras, corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão, testes rápidos de saúde, aula de ginástica, apresentações musicais, atendimento do CRAS, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, unidade móvel de educação da Elektro e apresentações de catira (10h30) e capoeira (15h30).

É um encontro aberto para sociedade que tem como objetivo informar a população sobre o uso eficiente de energia elétrica, além de tratar questões transversais à preservação de recursos naturais.

 

Lançamento do Programa e Leitura entre Contos e Letras

A Prefeitura apresentará oficialmente na sexta-feira (23), das 8h às 10h e das 14h às 16h, na Praça Barão de Araras, o programa Entre Contos e Letras, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, a pedido do prefeito Pedrinho Eliseu.

Trata-se de um programa de incentivo à leitura, abrangendo todos os alunos da rede municipal de ensino, totalizando cerca de 12 mil crianças (Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental).

 

Missa na Capela Santo Antônio

A pedido de muitos ararenses, a Prefeitura de Araras reativou a Capela de Santo Antônio, que funcionou por décadas no Solar Benedita Nogueira. Trata-se de um atrativo a mais aos visitantes da Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, hoje em funcionamento nas dependências do Solar Benedita Nogueira.

A Capela foi reaberta pela Prefeitura no último dia 17 de março, e no aniversário do município, sábado (24), às 9h, acontecerá a 1ª missa após sua reativação.

 

Formatura da Guarda Civil Municipal

A formatura de 15 novos guardas civis municipais que passaram por uma série de atividades do CFTA (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) da Guarda Civil Municipal acontece no sábado (24), às 10h30, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. Os agentes estão prestes a fazer parte oficialmente da corporação.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Pedrinho Eliseu, do presidente da Câmara Municipal de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves, do comandante da Guarda, Carlos Alencar Ramos, além da comunidade, imprensa e outras autoridades locais.

A solenidade terá participação especial da Banda Azul Marinho, da própria GCM, além de juramento, homenagem ao paraninfo, discurso do orador e premiação da melhor classificação durante todo o curso de CFTA.

 

Abertura e premiação do Saap 2018

A abertura e premiação do 81º Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas) Antonio Rodini acontecem no sábado (24), a partir das 19h, com a apresentação musical da Banda Satyrus. A solenidade é gratuita e acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. A exposição dos trabalhos premiados e selecionados ficará aberta ao público até o dia 4 de maio.

As Comissões de Seleção e Premiação escolheram 84 obras de arte entre as 128 inscritas. O Saap deste ano acontece simultaneamente nas modalidades Acadêmica e Contemporânea.

As obras selecionadas são de 58 artistas, estes de 25 cidades de três estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do total de obras aceitas, seis são de artistas ararenses. A lista com as obras selecionadas e os respectivos autores está disponível no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br, em link na matéria sobre o tema.

 

Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo – A História Contada por Crianças será apresentada no sábado (24) e no domingo (25), às 20h, na prainha do Lago Municipal, com aproximadamente 30 crianças no elenco. A organização da encenação é da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

 

Apresentação da Orquestra da UFSCar

O Rotary Club Araras Sul realiza também no sábado (24), às 20h, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, a apresentação da Orquestra experimental da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O evento tem parceria da Prefeitura de Araras. A organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do espetáculo.

 

Corrida 24 de Março

Um dos eventos esportivos mais tradicionais de Araras, a Corrida 24 de Março acontece no domingo (25), com largada às 8h, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Nelson Ruegger.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras disponibilizou 600 vagas para atletas da própria cidade de Araras. Os participantes serão divididos em 7 categorias e os percursos deste ano (5 km e 9 km) foram modificados – os atletas vão correr até o Jardim Sobradinho e voltar pelo Jardim Belvedere.

No local de concentração (Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio Municipal) haverá uma banda tocando pop rock para animar os competidores, familiares e torcedores.

 

Show na Praça Barão com Waire Carneiro

Fechando a programação da Semana do Município 2018, o músico ararense Waire Carneiro mostra toda a versatilidade da sua voz no domingo (25), às 20h, num palco que será montado na Praça Barão de Araras.

Conhecido pelas suas performances intensas, Waire apresenta um repertório que vai dos agudos de Ney Matogrosso aos graves de Zé Ramalho. Seu ecletismo permite ainda um passeio por sucessos de Iggy Pop, Capital Inicial, Queen, The Smiths, U2, Pink Floyd, entre outros.

 

Programação da Semana do Município – de 19 a 25 de março

 

SEGUNDA-FEIRA (19)

Ato Cívico com sessão solene de hasteamento da bandeira – Praça Barão de Araras – 9h

Semana da Água – Saema preparou ações de educação ambiental e receberá alunos e professores de escolas para visitações e palestras na Estação de Tratamento de Água. De 19 a 29 de março.

Semana da Água – CRAS Pró-Arara realizará atividades de educação ambiental para alunos do ensino fundamental das escolas municipais – De 19 a 23 de março, das 14h às 16h, no CRAS do Lago Municipal.

60 anos de Bossa Nova – Casa da Memória Pedro Pessotto Filho – 20h

 

QUINTA-FEIRA (22)

Energia em Sua Vida – Evento da Elektro, em parceria com a Prefeitura, com várias atrações e apresentações da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania – CEU José Olavo Paganotti, Praça Jorge Assumpção, José Ometto 1 – 9h às 17h30

 

SEXTA-FEIRA (23)

Lançamento do Programa de Leitura Entre Contos e Letras – Praça Barão de Araras, com alunos do Ensino Fundamental – 8h às 10h e das 14h às 16h.

Apresentação do Quinteto Bachianas Sesi SP – Casa da Memória Pedro Pessotto Filho – 20h

 

SÁBADO (24)

Missa na Capela Santo Antônio – Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, 9h

Formatura da Guarda Civil Municipal – Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, 10h30

Abertura do Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas) Antônio Rodini – Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, com apresentação musical da Banda Satyrus, 19h

Encenação da Paixão de Cristo – A História Contada por Crianças – Prainha do Lago Municipal – 20h

Apresentação da Orquestra da UFSCar, com organização do Rotary Club Araras Sul em parceria com a Prefeitura de Araras –Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo – 20h

 

DOMINGO (25)

Corrida 24 de Março - Largada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Nelson Ruegger – 8h

Encenação da Paixão de Cristo – A História Contada por Crianças – Prainha do Lago Municipal – 20h

Show na Praça com Ware Carneiro – Praça Barão de Araras – às 20h

Secom

Largada da Corrida 24 de Março na edição de 2017

 

Secom

Os novos guardas municipais durante ensaio para formatura

 

Secom

Crianças participantes da encenação da Paixão de Cristo em 2017

 

SecomExposição das obras no Saap de 2017

 

Secom/Prefeitura de Araras