Publicado em: 15/03/2018 às 16:01
73ª Campanha de Doação de Sangue acontece no dia 24
Em parceira com Hemonúcleo de Piracicaba, ação acontece na ETEC Prefeito Alberto Feres, das 8h às 12h

No aniversário do Município, dia 24 de março, acontece a 73ª Campanha de Doação de Sangue em Araras, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, nº 690, no Jardim Cândida (Região Oeste). A coleta será feita das 8h às 12h e os doadores deverão comparecer munidos de documentos com foto (RG ou CNH) para entrevista e esclarecimentos sobre a doação.

Requisitos básicos para doação:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação).

Impedimentos temporários

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

- Gravidez

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem nos últimos 12 meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.