Notícias / Cultura
Publicado em: 08/03/2018 às 15:36
SAAP 2018: 84 obras são selecionadas para exposição a partir do dia 24
Do total das obras aceitas, seis são de artistas ararenses; abertura e premiação acontecem no dia 24 de março, às 20h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
Secom/PMA

Processo de seleção aconteceu no Centro Cultural

 

As Comissões de Seleção e Premiação escolheram 84 obras de arte que irão integrar o 81º SAAP (Salão Ararense de Artes Plásticas) Antonio Rodini, que neste ano acontecem simultaneamente nas modalidades Acadêmica e Contemporânea.

O Salão deste ano contou com 128 obras inscritas, e as 84 selecionadas são de 58 artistas, estes de 25 cidades de três estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do total de obras aceitas, seis são de artistas ararenses. A lista com as obras selecionadas e os respectivos autores está disponível no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br, em link na matéria sobre o tema.

A abertura e premiação do SAAP acontecem no dia 24 de março, evento integrante da Semana do Município – Araras comemora 147 anos de emancipação político-administrativa no dia 24 de março. A solenidade de abertura do evento é gratuita e acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, às 20h. A exposição dos trabalhos premiados e selecionados ficará aberta ao público até o dia 4 de maio.

Outra novidade deste ano foi o aumento da premiação em dinheiro para os vencedores das duas modalidades. Eram 4 salários mínimos, e agora serão 5 salários mínimos para os autores das melhores obras das modalidades Acadêmica e Contemporânea.

 

Processo de seleção

O processo de seleção dos materiais inscritos foi composto por membros críticos ou artistas de comprovado valor, indicados pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis. Os avaliadores da modalidade acadêmica fora Cintia Ribeiro, Margarete Zenero e Carlos Zornoff; e os jurados da modalidade contemporânea foram Renê Mainardi, Renato Pinho e Eduardo Trova.

Ao todo são sete categorias em cada modalidade: Prêmio Prefeitura de Araras – Toninho Rodini (cinco salários mínimos vigentes), Prêmio Casa da Cultura, Medalha de Ouro, Medalha de Prata, Medalha de Bronze e duas Menções Honrosas (certificados).

A retirada das obras selecionadas pelos autores das obras é de 7 de maio a 28 do mesmo mês. Já das obras não selecionadas devem ser retiradas de 12 a 23 de março, no próprio Centro Cultural, que fica Avenida Ângelo Franzini, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3541-5763 ou 3542-5807.

Os artistas que tiveram obras selecionadas são das seguintes cidades: São Paulo: Araras, Catanduva, Guarulhos, Campinas, Limeira, São Carlos, Leme, Itápolis, Piracicaba, Conchal, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Pirassununga, Rio Claro, Americana, Cajamar, São Caetano do Sul, Pradópolis, Águas de Lindóia, Itapira, Cajobi, Paranapanema e São Paulo (capital); Minas Gerais: Uberlândia; e Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital).

Clique aqui e veja a lista das obras selecionadas.

Secom

Profissionais indicados pela Cultura durante avaliação das obras

 

Secom

Obras serão selecionadas serão expostas a partir de 24 de março

Secom/Prefeitura de Araras