Publicado em: 26/02/2018 às 12:01
72ª Campanha de Doação de Sangue coletou 107 bolsas
Primeira campanha de 2018 contou com 148 cadastros; mais seis campanhas serão realizadas neste ano

A 72ª Campanha de Doação de Sangue, realizada no último sábado (24), na ETEC Prefeito Alberto Feres, coletou 107 bolsas do material. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa é uma parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba.

Dos 148 voluntários cadastrados, 41 estavam inaptos. O material coletado é submetido a exames laboratoriais antes de ser disponibilizado aos pacientes. Caso haja alterações, o Hemonúcleo enviará correspondência notificando o doador.

Neste ano, mais seis campanhas de doação de sangue estão previstas na cidade. A próxima está marcada para o dia 24 de março. Em 2017, em sete ocasiões, foram doadas 573 bolsas de sangue.

Próximas Campanhas de Doação de Sangue

- 24 de março

- 5 de maio

- 30 de junho

- 11 de agosto

- 22 de setembro

- 10 de novembro

Requisitos básicos para doação:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

Impedimentos temporários:

• Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

• Gravidez

• 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

• Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Tatuagem nos últimos 12 meses;

• Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;