Publicado em: 16/02/2018 às 13:43
Arborização Urbana: Calçadão “Monsenhor Quércia” recebe plantio de Ipê Branco
Novo exemplar já adulto e com aproximadamente 7 metros de altura foi levado ao local por um caminhão munck; antiga árvore foi retirada por estar condenada e oferecer riscos aos frequentadores

A Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais e do DMA (Departamento de Meio Ambiente) realizou na manhã desta sexta-feira (16) o plantio de um Ipê Branco no Calçadão “Monsenhor Quércia”.

O novo exemplar já adulto e com aproximadamente 7 metros de altura foi levado ao local por um caminhão munck. De acordo com informações do Departamento de Meio Ambiente, a árvore que estava no local foi retirada por estar com problemas no sistema radicular – órgão vital das plantas, que possui funções básicas de sustentação, reserva e absorção de água e nutrientes.

“A arborização urbana é de extrema importância, pois com mais áreas verdes na cidade, a temperatura acaba ficando mais agradável. Nós temos nos preocupado muito com esse tema em nosso departamento. As árvores melhoram a qualidade do ar e acima de tudo, a qualidade de vida da população”, disse Luiz Gonzaga Pitelli, diretor do DMA.

O próximo passo agora é substituir as outras espécies que estão danificando os passeios públicos. A ação é uma medida do programa “Município Verde Azul” com o projeto “Espaço Árvore” – destinado a plantio de árvores adequadas ao espaço urbano proporcionando o crescimento de tronco e raízes com as condições de espaçamento correto em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro e altura das espécies.

“Além do Ipê, toda a região do Calçadão receberá um novo paisagismo com outras árvores em breve. Pretendemos ampliar esse trabalho que tem como principal objetivo deixar a nossa Araras mais bonita”, comentou a chefe do viveiro municipal, Ana Leão.

Clique aqui e veja o vídeo.