Publicado em: 14/02/2018 às 11:29
Novo secretário de Segurança Pública toma posse nesta quarta-feira
Anunciado pelo prefeito Pedrinho Eliseu no último dia 31 de janeiro, o tenente da PM Marcos Buzolin Gonçalves fala sobre desafio de assumir a Secretaria e formaliza a implantação de novos cursos para plano de carreira

Com a finalização do processo administrativo da baixa de inatividade (aposentadoria) na Polícia Militar, Marcos Buzolin Gonçalves assumiu a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (14).

Ele foi anunciado pelo prefeito Pedrinho Eliseu como novo chefe da pasta no último dia 31 de janeiro, mas a efetivação de sua posse dependia da finalização do processo de desligamento da PM.

Marcos Buzolin Gonçalves é policial militar há 30 anos. Começou como soldado e depois foi conquistando as promoções dentro da corporação. Foi promovido a cabo em 1992; fez o curso de sargento em 1993; nomeado 2º sargento em 2004; 1º sargento em 2010; e subtenente em 2015. Com sua baixa de inatividade, ele foi promovido a tenente. Além de ter atuado como policial em várias cidades do Estado, Buzolin chegou a ser o comandante da PM nas cidades de Conchal e Cordeirópolis.

Ele tem formação superior em Técnico de Polícia Ostensiva da Ordem Pública; Tecnólogo de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública I e II; e mais recentemente (2013) se formou em Direito, na Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson).

Prefeito autoriza cursos de capacitação para Guardas Municipais

Colocando definitivamente em prática o plano de carreira da Guarda Civil Municipal de Araras e preservando a hierarquia dentro da Instituição, o prefeito Pedrinho Eliseu, também na manhã desta quarta-feira (14), determinou a implantação de novos cursos de ascensão aos 14 cargos de inspetores e 36 de subinspetores regulamentando mais uma etapa do Estatuto da Guarda Civil Municipal.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, o curso terá duração de 200 horas e 80% será em EAD (Educação a Distância) devido à necessidade de manter a tropa na rua. Nos próximos dias, a pasta divulgará mais informações sobre a capacitação.

Novo comando na GCM

Dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil existe a Guarda Civil Municipal e outros três Departamentos, que continuam comandados pelos mesmos profissionais: Trânsito (Laerte Tognasca Neto), Defesa Civil (Marcus Vinícius Bonafé Cabral) e Vepam (Alessandro Montelatto).

Além da nomeação de um novo secretário, o prefeito Pedrinho Eliseu fez trocas também no comando da GCM, mantendo Carlos de Alencar Ramos como o comandante geral. São 9 chefes de setores e outros 10 inspetores.

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil

Secretário: Marcos Buzolin Gonçalves

Diretor da Defesa Civil: Marcus Vinícius Bonafé Cabral

Diretor de Trânsito: Laerte Tognasca Neto

Diretor da Vepam: Alessandro Montelatto

Diretores da GCM:

Comandante: Carlos de Alencar Ramos

Sub-Comandante: Ricardo Fernando Sgobbi

Chefe de Divisão de Operações de Monitoramento: Salatiel José da Silva

Chefe da Patrulha Rural: Daniel Ferreira da Silva

Chefe de Divisão de Comunicação: Wilson Ricardo Camargo

Chefe de Divisão Escolar: Reinaldo Benites

Chefe do Centro Escolar: indefinido

Chefe de Divisão Logística: Antonio Ernesto Coimbra Filho

Corregedor: Francisco Silva Cavalcante

Inspetores Chefes da GCM:

Amarildo do Nascimento

Jonas Alves Brás

Valdir Aparecido Salvatti

Carlos Aparecido Gomes

Anilton dos Santos

Anderson Imanto Siebert

Cristiano Rogério Barbosa

Edson Rogério Teodoro

Vicente Gonçalves Sobrinho

Claudinei Mattioli

Clique aqui para assistitr a reportagem.