Publicado em: 25/01/2018 às 15:01
Prefeitura lança Programa de Leitura em toda rede municipal de ensino
Denominado “Entre Contos e Letras”, programa de leitura será apresentado aos gestores da educação no Planejamento Geral e implantado neste ano letivo aos cerca de 12 mil alunos da rede municipal

A Prefeitura de Araras está implantando neste ano um amplo programa de incentivo à leitura, abrangendo todos os alunos da rede municipal de ensino, totalizando cerca de 12 mil crianças (Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Denominado “Entre Contos e Letras”, o programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação a pedido do prefeito Pedrinho Eliseu. A apresentação do programa ao prefeito aconteceu nesta semana; aprovado, será implantado de imediato e desenvolvido ao longo do ano letivo.

O programa será apresentado oficialmente no Planejamento Geral a todos os gestores da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (26/01), e nos dias 1 e 2 de fevereiro será discutido com os professores da rede. As aulas começam dia 5 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Educação está planejando, também, uma apresentação pública do projeto no mês de março, com a presença de alguns dos autores dos livros adquiridos para palestras e para terem contato com as crianças.

São várias ações a serem desenvolvidas junto aos alunos durante o ano: Projeto Conto, Cantos e Encantos, Contadores de Lendas, Literatura em Cena, Versos Coloridos, Ciranda da Leitura e Crescer em Paz.

Para desenvolver o projeto Ciranda da Leitura, a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar uma sacola/kit com oito livros paradidáticos e um caderno de registro, no qual os alunos serão orientados a interagir com seus familiares, registrar as leituras e recontar as histórias lidas, usando principalmente a escrita. Serão dois kits para cada sala de aula, havendo revezamento entre os alunos durante o ano.

Segundo a secretária de Educação, Mariana Moura, o objetivo do programa é fazer da leitura uma ação constante e permanente no ambiente escolar, levando o aluno a ter contato com variadas obras. “O programa deseja mostrar ao aluno que a leitura não é simplesmente uma disciplina da sua grade curricular escolar, pois deve estar presente em todas as esferas sociais. É despertar o gosto e o prazer pela leitura e aguçar o potencial criativo e cognitivo do aluno”, comentou a secretária, utilizando os argumentos contidos no projeto desenvolvido por sua Secretaria.

Ações a serem desenvolvidas nas escolas municipais durante o ano

Conto, Cantos e Encantos

Voltado para alunos do Maternal (18 meses a 3 anos de idade), inclui a contação de histórias, musicalização e dramatização de histórias.

Contadores de Lendas

Realizados por alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental, os próprios alunos farão apresentações para crianças da Educação Infantil. O tema é o conhecimento de lendas folclóricas utilizando maneira lúdica, resgatando a cultura folclórica.

Literatura em Cena

Alunos do Ensino Fundamental vão trabalhar obras literárias e montagem cênica. As apresentações teatrais serão voltadas para alunos do próprio Ensino Fundamental.

Versos Coloridos

Projeto voltado para os alunos do ciclo 1 do Ensino Fundamental que frequentam as escolas em período integral. Haverá utilização da poesia com leitura, recitais, escrita de poesias e até como organizar um livro de poesia.

Ciranda da Leitura

No decorrer do ano, todos os alunos da rede municipal levarão para casa nos finais de semana um kit contendo oito títulos de livros, para ler e interagir com a família e, posteriormente, recontar as histórias em sala de aula. Serão dois kits para cada sala de aula, havendo revezamento entre os alunos durante o ano.

Crescer em Paz

Desenvolver experiências de leitura e criação de texto para educadores. Posteriormente, os educadores realizarão essas experiências com seus alunos.