Publicado em: 03/07/2017 às 18:09
Centro de Informações Turísticas terá sede no Lago Municipal
Local conhecido como “Casinha do Lago”, será reformada e adaptada
Secom

Acompanhado do secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Paulo Bertolini, o prefeito Pedrinho Eliseu, assinou a liberação para a reforma da “Casinha do Lago”, onde abrigará o Centro de Informações Turísticas de Araras.

O centro de informações turísticas é um equipamento necessário para a inclusão de Araras no Programa do Governo do Estado, MIT (Município de Interesse Turístico). O município também deve ter capacidade de atender a população fixa e flutuante, quanto ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos.

Outras exigências são:

Conselho Municipal de Turismo criado por Lei especifica e aprovada pela Câmara dos Vereadores e apresentação do projeto de lei, feita por meio de um deputado, depois toda a documentação da cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual do Turismo. A pasta e seus técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado o projeto, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.

Esse  modelo possibilita a criação de novos postos de trabalho, desenvolvimento econômico e social. O turismo gera até um milhão de empregos diretos e o Estado de São Paulo é o único com uma política pública volta exclusivamente para fomentar o setor. O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), liberou entre 2011 e 2016, convênios que somam quase R$ 1,2 bilhão para 70 municípios e estâncias turísticas.

Secom/PMA

Foto: Marcio Neves/Secom