Publicado em: 30/05/2017 às 16:30
1º astronauta brasileiro confirma presença no Aerofest Araras
Marcos Pontes estará autografando seus livros durante o evento
Secom

O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, confirmou presença no 1º Aerofest Araras. Marcos estará à disposição da população, autografando seus livros e produtos, nos dois dias da festa.

Marcos Pontes escreveu quatro livros:

É Possível! - Como transformar seus sonhos em realidade, lançado durante a 6ª Bienal do Livro de Campos, no dia 9 de novembro de 2010, em 21 de abril de 2011.

Missão cumprida – que fala sobre suas ideias e sensações durante todos os eventos que envolveram os bastidores, a preparação, a execução, as polêmicas e os impactos da primeira missão espacial tripulada da história do Brasil.

O Menino do Espaço -  conta de forma divertida e dinâmica a história do primeiro brasileiro a chegar ao espaço, focado ao público infanto-juvenil.

Caminhando com Gagarin - Crônicas de uma Missão Espacial.

Secom

A carreira e a viagem ao espaço

A carreira de Marcos Pontes começou em 1981, quando entrou na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP) e se formou piloto militar, em 1984. Em junho de 1998, foi selecionado para o programa espacial da Nasa para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

A tripulação, composta por Pontes, Jeffrey Williams, astronauta estadunidense e o russo Pavel Vinogradov, comandante da missão, decolou no dia 29 de março de 2006, às 23h30min (horário no Brasil), no Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.

Fique ligado!

O Aerofest Araras acontece dias 24 e 25 de junho, das 09h às 20h, no Aeroporto Municipal Armando Américo Fachini, que fica na Av. João Rossi, no Jardim São Pedro. A expectativa de público é estimado entre 15 mil a 20 mil pessoas, nos dois dias de evento. A estrutura contará com praça de alimentação e estacionamento (R$20,00). A entrada para curtir todas essas atrações, custará R$10,00 e estará disponível a partir de 22 de maio, em pontos de venda por toda a região. Crianças até 10 anos não pagam ingresso.

Secom/PMA