Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 26/05/2017 às 11:10
Desastre Ambiental de Mariana/MG será tema de palestra na Casa da Memória
Promovido pelo DMA, evento acontece na segunda (29), a partir das 10h; assunto será ministrado pela procuradora Regional da República, Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi
Secom

Na próxima segunda-feira (29), o “desastre ambiental em Mariana/MG” será tema de palestra na Casa da Memória de Araras “Pedro Pessoto Filho”. O evento é promovido pelo DMA (Departamento Municipal de Meio Ambiente), e começa às 10h. O assunto será ministrado pela procuradora regional da República, Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi. Além da coordenação do DMA, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e do PTS/PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 

Entenda o caso de Mariana/MG

 

Considerado por muitos especialistas como o maior desastre ambiental brasileiro, o rompimento da barragem (Fundão) da mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale S.A e pela BHP Billiton acorreu no dia 5 de novembro de 2015. O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues. Com esse fato, várias pessoas ficaram desabrigadas com pouca água disponível, sem contar as que perderam a vida na tragédia.

O Rio Doce chegou a ser declarado “morto” e sua perspectiva inicial de recuperação é de aproximadamente 15 anos, tempo para começar o processo natural de autodepuração (estágio natural de recuperação, limpeza e oxigenação de rios e corpos d’água). “Nesta tragédia ambiental, houve os impactos ambientais incalculáveis e provavelmente, irreversíveis, no qual todo um ecossistema foi destruído. Especialistas da área ambiental, mesmo dois anos depois da tragédia, ainda não conseguiram contabilizar todos os danos causados e nem dão a perspectiva de recuperação da área”, comentou Raquel Metzner, diretora do DMA de Araras.

Mais informações sobre a palestra “O desastre ambiental em Mariana/MG” podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Secretaria de Serviços Públicos) ou 3547-8806 (Departamento de Meio Ambiente).

Secom

 

Programação – Palestra - “O desastre ambiental em Mariana/MG”

Segunda-feira (29 de maio)

Local: Casa da Memória de Araras “Pedro Pessoto Filho”

9h: café da manhã de recepção

10h: Palestra - “O desastre ambiental em Mariana/MG” - Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi

 

Anderson Cândido/Secom

Com informações do Departamento de Meio Ambiente de Araras – DMA