Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 23/05/2017 às 18:37
Campus Araras da UFSCar realiza campanha de doação de sangue 
Objetivo é que, a partir de agora, a atividade seja realizada anualmente e se torne tradicional
Secom

No último dia 18 de maio (quinta-feira), o Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis do Campus Araras (DeACE-Ar) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou a segunda edição da campanha de doação de sangue, em parceria com a Sustec-Jr, empresa júnior do curso de Biotecnologia, e com equipe do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável pela avaliação dos voluntários e pelas coletas. Ao todo, participaram da doação 41 pessoas, com coleta de 32 bolsas de sangue. Dos participantes, 26 doaram sangue pela primeira vez na vida. A coleta aconteceu no Ambulatório do Centro de Ciências Agrárias (CCA). 
 

No Brasil, a doação de sangue é totalmente voluntária e, segundo pesquisas, é praticada por, aproximadamente, 2% da população. Esse índice está abaixo da média mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda pelo menos uma parcela de 5% de doadores em cada país. Como forma de expandir esse índice, em 2013 o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima dos doadores de 18 para 16 anos e a máxima de 60 para 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido antes dos 60 anos. Especialistas estimam que cada doador pode salvar até quatro vidas.
A primeira campanha de doação de sangue no Campus Araras ocorreu em setembro de 2015 e o objetivo é que, a partir de agora, a atividade seja realizada anualmente e se torne tradicional.

 

Secom

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFScar – Campus Araras