Publicado em: 20/04/2017 às 15:09
Transforme sua contribuição do Imposto de Renda em ação
Secom

Pouca gente sabe, mas é possível destinar parte do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de forma simples e rápida. Você e a sua empresa podem contribuir para o desenvolvimento de muitos projetos em favor das crianças e adolescentes ararenses! A Lei nº 12.594/2012 alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estimular doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, passando a permitir que valores destinados a esses fundos possam ser abatidos do total de imposto de renda devido por algumas categorias de contribuintes: pessoas jurídicas tributadas com base do lucro real e pessoas físicas que fizerem a declaração completa, sem o desconto simplificado.

Pessoas físicas que fizeram depósitos para os Fundos ao longo do ano-base podem utilizar essas doações para abater até 6% do imposto de renda devido, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual. Tal limite cai para 3% se a destinação for realizada quando já se sabe o montante devido, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual. A doação neste caso é recolhida via DARF, ficando a Receita Federal encarregada de realizar os repasses para as contas dos Fundos (veja como fazer abaixo).

Na cidade de Araras o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente existe desde 1996, sendo gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras (COMDICAR). Segundo informações da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social de Araras, além das doações recebidas dos contribuintes, o Fundo Municipal passará em breve a contar com o repasse de valores arrecadados pela Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Araras no âmbito de sua competência, uma vez que o procedimento já está autorizado pela Corregedoria Geral da Justiça (Provimento CG nº 49/2016).

Em 2016 várias entidades locais receberam repasses autorizados pelo COMDICAR para a aplicação em projetos sociais selecionados, tais como:

1. Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo

2. Associação de Amigos das Crianças de Araras - AMCRA

3. Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras - AEHDA

4. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - Araras

5. Associação Madalena de Canossa

6. Associação Pró Cidadão de Futuro - ACF

7. Centro Social e Educacional Romana Ometto

8. Clínica Antônio Luiz Sayão - Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico "José Canzi Junior" - CEREN

9. Instituto de Difusão Espírita – IDE

10. Casa do Puríssimo Coração de Maria - Obra Salesiana de Apoio Fraterno - OSAF

11. Lar Nova Vida de Araras

12. Oratório São Luiz

13. Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras - AVIDA

Portanto, é fácil perceber a importância da colaboração dos contribuintes ararenses. Peça a seu contador ou faça você mesmo, é simples!

Secom

Mais informações acesse esses links:

*Todas as informações e texto, oriundo da secretaria de Ação e Inclusão Social