Publicado em: 17/03/2017 às 17:24
Exames de tuberculose seguem até o dia 24, no CAEM
Coletas de baciloscopia (escarro) e divulgação de informações sobre a doença serão realizadas pela equipe do SAE/CTA, em parceria com a Secretaria de Saúde
Secom/PMA

A busca ativa para detectar a tuberculose segue até o dia 24 (sexta-feira), no CAEM (Centro de Atendimento à Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé, localizado na região leste.

As coletas de exames de baciloscopia (escarro) e divulgação de informações sobre a doença serão realizadas pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós estamos realizando com antecedência, a primeira fase de busca ativa de tuberculose. Os exames aqui são sintomáticos e respiratórios, visando àqueles pacientes que estão tossindo a mais de duas ou três semanas, com fraqueza, dor no peito, entre outros sintomas possíveis da doença. Nossa intenção é diagnosticar a doença rapidamente”, disse a enfermeira Joana Freitas.

Secom/PMA

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos e rins. Os principais sintomas são: cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado e fraqueza.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3544-2064 (SAE/CTA) 3541-7789 ou 3541-7234 (Secretaria Municipal de Saúde) e 3542-7513 (CAEM).

Clique aqui e veja o vídeo.