Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/01/2017 às 15:06
UFSCar abre inscrições para especialização em Projeto e Gestão de Infraestrutura Urbana
Até esta sexta-feira (20), Universidade Federal irá oferecer 50% de desconto nos cadastras do processo seletivo

 

Até esta sexta-feira (20), o Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com desconto de 50% nas inscrições para a próxima turma do Curso de Especialização em Projeto e Gestão de Infraestrutura Urbana.

A atividade tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento dos profissionais que atuam na área, a partir de uma abordagem que considera a natureza sistêmica e multidisciplinar dos problemas que afligem as cidades.

O curso foi desenvolvido de modo a proporcionar a reciclagem da formação profissional, de acordo com as necessidades específicas identificadas no mercado de trabalho.

O estudante regularmente matriculado receberá material didático na forma de textos em diversas mídias. As aulas estão previstas para iniciar no dia 10 de março, com término em julho de 2018, e serão realizadas quinzenalmente, às sextas à noite e aos sábados nos períodos da manhã e tarde. O aluno deverá utilizar computador próprio com acesso à rede wi-fi, sendo que os programas gratuitos a serem utilizados nas aulas práticas poderão ser obtidos nos sites dos próprios desenvolvedores.

Para participar do curso, é necessário ser portador de diploma de conclusão de curso superior, possuir conhecimentos básicos de uso de computadores em ambiente Windows ou Linux e ser aprovado no processo seletivo, que obedecerá a ordem das inscrições e constará de análise do histórico escolar, conforme especificado no tópico “Processo Seletivo” na página www.nucleodegeo.ufscar.br. Para saber mais sobre disciplinas, corpo docente, cronograma e investimentos, acesse o site do curso. Dúvidas e esclarecimentos também podem ser obtidos pelo e-mail infraurbana.ufscar@gmail.com ou por meio do formulário de dúvidas no próprio site.

Outros cursos

Além da especialização em Projeto e Gestão de Infraestrutura Urbana, a UFSCar abriu inscrições para o curso sobre Pesquisa Colaborativa e Financiamento, vinculado ao  Researcher Connect 2017,  programa realizado pelo British Council e composto por uma série de cursos de desenvolvimento profissional de curta duração, voltados para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. As aulas são ministradas em Inglês e têm o objetivo de aprimorar as habilidades em comunicação científica em contextos internacionais e multiculturais.

A UFSCar foi contemplada com o curso Tipo 3, “Focus on collaborative research and funding”, e selecionará 25 pesquisadores para participar da atividade no Campus São Carlos. O intuito é abordar a realização de pesquisa colaborativa com outros países, principalmente os de Língua Inglesa. Também apontará aos participantes os meios de financiamento que viabilizem essas colaborações. Os selecionados devem ser estudantes de doutorado, pós-doutorado ou professores em início de carreira, de qualquer universidade, com até 10 anos de formação. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de janeiro pelo e-mail mcominetti@ufscar.br, sendo necessário enviar currículo e informações sobre nível de carreira e área de pesquisa. Os inscritos deverão demonstrar padrão nível B2 de proficiência na Língua Inglesa.

Após o encerramento das inscrições, os pesquisadores passarão por uma seleção, que consistirá na aplicação do teste OPT (Online Placement Test) com o intuito de avaliar o nível de proficiência em Inglês. O teste tem caráter eliminatório.

O curso é gratuito e acontece de 20 a 23 de fevereiro, das 8 às 17 horas, no Núcleo de Formação de  Professores, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A programação completa será enviada aos pesquisadores posteriormente. No dia 20, a atividade conta com a participação da Royal Society of Chemistry.

A organização do evento ressalta que, nessa data, doutorandos, pós-doutorandos e professores da área de Química poderão participar, sem necessariamente realizar todo o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mcominetti@ufscar.br, por meio do qual também é possível sanar dúvidas sobre a atividade.

 

Secom/PMA

Com informações da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar