Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/01/2017 às 14:16
Secretário fala sobre 1º emprego entre os jovens de 18 a 24 anos
Jovem Cidadão e Aprendiz Paulista são programas pleiteados pelo secretário

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Felipe Castro, deu entrevista à EPTV hoje pela manhã. O secretário explicou quais as dificuldades e os caminhos para os jovens entre os 18 e os 24 anos que tentam seu primeiro emprego no mercado de trabalho.

 

Segundo Castro, existem vagas disponíveis em vários setores e para todas as idades em nossa Cidade. O que acontece em alguns casos é que o candidato sem experiência nenhuma, fica preterido diante àqueles que com alguma qualificação acabam ocupando essas vagas, que em outros tempos, seriam de pessoas sem experiência. Por conta da crise que atinge o País nos últimos dois anos, o retrato é esse, mas estamos focados em mudar essa realidade.

 Desde os primeiros dias do novo governo, a Secretaria vem firmando e retomando parcerias com empresas e a sociedade para visando o crescimento para beneficiar esses jovens na busca do primeiro emprego.

Na próxima semana o Secretário terá uma reunião com representantes do Governo do Estado com o objetivo de trazer para Araras alguns programas estaduais de incentivo e assim facilitar a entrada desses jovens no mercado de trabalho.

Secom

 

Um deles é o Programa Jovem Cidadão, Meu Primeiro Trabalho que oferece aos estudantes entre 16 e 21 anos, da Região Metropolitana de São Paulo e as cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Anhembi e Ariranha regularmente matriculados e com freqüência efetiva do ensino médio da rede pública estadual. Nele, o jovem tem a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos. O estágio permite que o estudante tenha o primeiro contato com o mundo do trabalho e que, por meio do aprendizado, adquira habilidades específicas e experiência e agregue novos valores à sua formação.” Iremos requerer para Araras esse importante programa, hoje destinado a poucas cidades do Estado”, afirmou Felipe de Castro.

Outro Programa pleiteado pelo Secretário é o Aprendiz Paulista. Gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e que tem como objetivo, ajudar estudantes de 14 a 24 anos do Centro Paula Souza na busca por um trabalho compatível com os cursos que estão fazendo. Esse Programa também é uma forma de incentivar as empresas a cumprirem a lei que exige cota de aprendizes.

Secom/PMA