Publicado em: 02/12/2016 às 15:57
Emoção marca 7º Festival de Ginástica Rítmica
Finalizando a temporada de atividades, evento aconteceu na noite da última quinta-feira (1º), no Ginásio Nelson Rüegger, com a participação de 90 ginastas

Emoção. Essa é palavra que marcou o 7º Festival de Ginástica Rítmica, realizado na noite da última quinta-feira (1º), no Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger. Aproximadamente 250 pessoas prestigiaram o evento.

O festival contou com a apresentação de 90 atletas, entre 5 e 16 anos, do Projeto de GR Estrelas do Futuro, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, e também de um grupo da modalidade esportiva da cidade de Limeira, capitaneado pelas técnicas Thaís Cavallotti Zaniboni e Bruna Antônio.

“Foi um evento de fechamento de ano belíssimo. Mais uma vez, os alunos mostraram um nível de concentração e de perfeição altíssimos. Estou muito feliz em fazer parte deste crescimento que a GR alcançou em nossa cidade. É uma honra servir o Estrelas do Futuro. Gostaria de agradecer também a participação das alunas da professora Thaís e Bruna, que deram um show também. Ter pessoas assim, que se preocupam com o desenvolvimento do nosso esporte em nossa região, é muito legal”, comentou Rogério Emiliano da Silva, coordenador do Estrelas do Futuro.

Unindo esporte e beleza, as alunas e um aluno se apresentaram individualmente e em grupos (coletivamente), nos seguintes aparelhos: arco, maças, fita, bola e mãos livres.

“A ginástica rítmica é um projeto desta administração, que foi se aprimorando e alcançou outro patamar com a chegada do Estrelas do Futuro. Os alunos passaram a contar com mais estrutura para o treinamento, levando o nome da cidade para fora e conquistando notoriedade esportiva, como as medalhas nos Jogos Regionais deste ano. Espero que esse legado seja perpetuado por muitos anos”, comentou o secretário de Esporte, Luiz Paulo Franco.

Além das medalhas e certificados de participação, houve também premiações para os ginastas destaque e revelação do Festival de GR. Ao todo, 23 participantes receberam troféus individuais.

Projeto Estrelas do Futuro

Coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, o Projeto Estrela do Futuro, iniciado em setembro de 2015, visa atender 100 meninas entre seis e 17 anos. O projeto conta com aporte financeiro de R$ 134.652,20 do Governo do Estado, por meio da lei de incentivo ao esporte.

Com o recurso financeiro, as alunas receberam uniformes padronizados e materiais esportivos para os treinamentos – a verba custeia também o salário dos professores da modalidade e outros benefícios. O incentivo estadual será durante 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

A Prefeitura de Araras ficou responsável pela organização de eventos futuros, viagens das equipes para disputas de competições fora do município e espaço para a realização de treinamentos.

A lei de incentivo ao esporte – lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas física, até 6% do imposto. Em Araras, a parceira do projeto esportivo foi a Usina São João. No Estado de São Paulo, a lei de incentivo ao esporte corresponde ao ao decreto número 55.636, de 26 de março de 2010.

Mais informações sobre o desenvolvimento da GR ararense podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.

Premiações individuais

Ginastas destaque