Publicado em: 30/11/2016 às 16:09
Capela do Solar Benedita Nogueira: acervo pode ser visitado a partir desta quinta-feira
Móveis, imagens sacras e utensílios que pertenceram ao local podem ser visitados até 10 de dezembro, no auditório da Casa da Memória, como forma de prestação de contas da administração municipal; qualquer cidadão poderá visitar o acervo

O acervo da Capela de Santo Antonio, que funcionou no Solar Benedita Nogueira, pode ser visitado a partir desta quinta-feira (1º), no auditório da Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho, instalada no próprio Solar.

Móveis, imagens sacras e demais utensílios que pertenceram à Capela estarão expostos no local até o dia 10, como forma de prestação de contas da administração municipal sobre o acervo, numa decisão tomada em conjunto com a Comissão de Supervisão e Aconselhamento da Casa da Memória.

Órgão consultivo e deliberativo sobre questões ligadas ao acervo e à preservação da memória do município, a Comissão entendeu, juntamente com a administração municipal, ser importante a montagem do acervo de forma que qualquer cidadão possa visualizá-lo em suas reais condições, tendo em vista dúvidas e questionamentos que foram suscitados nos últimos meses.

O padre Carlos Alberto da Rocha, reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora do Patrocínio, esteve no local nesta quarta-feira (30) para revisão do acervo e da catalogação. Imprensa e autoridades participam nesta quinta (1º) de coletiva no local às 9h.

“Os itens foram reunidos e montados no auditório da Casa da Memória de forma que a imprensa e as pessoas  em geral que vierem visitá-los possam comparar o conjunto com imagens da capela original”, explica Adriana Corsini Menegoli, coordenadora do local.

Terminado o prazo da visitação, o acervo será retirado do auditório da Casa da Memória, local que seguirá com suas atividades normais e as peças da capela serão armazenadas pela Prefeitura em local apropriado, com aval e permanente acompanhamento da comissão.

A Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho funciona no Solar Benedita Nogueira de terça a sábado e tem entrada franca. Nos dias de semana, o local está aberto à visitação das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 17h.

Espaço inédito e interativo, a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho disponibiliza acervo multimídia com vídeos, imagens e sons para contar a história do desenvolvimento de Araras e de seu povo.

Secom/PMA