Publicado em: 26/10/2016 às 15:18
Primeiro módulo de novo residencial na zona norte será entregue em até 18 meses
Assinatura de contratos de 93 unidades pertencentes ao 1º módulo aconteceu na Biblioteca Municipal Martinico Prado; empreendimento localizado na zona norte tem 444 unidades

Em até 18 meses, 93 famílias que adquiriram casas no novo residencial que está sendo implementado na zona norte deverão estar com as chaves dos imóveis nas mãos. A informação é de Roberto Latorraca, empresário e proprietário da Infratécnica, construtora responsável pela edificação das unidades.

A assinatura dos primeiros contratos aconteceu na Biblioteca Municipal Martinico Prado, na tarde da última terça-feira (25), em ato promovido com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e da Prefeitura de Araras. O prefeito Nelson Dimas Brambilla e o vereador Breno Cortella participaram do evento, ao lado de representantes da Caixa Econômica Federal e demais empresas envolvidas.

Ao todo, o residencial terá 444 unidades, que não são destinadas por sorteio, mas sim comercializadas pelo Portal da Casa Própria, com financiamento via Caixa Econômica Federal e subsídios de até R$ 15 mil, conforme as regras do programa federal Minha Casa, Minha Vida. As unidades podem ser pagas em até 360 meses.

As casas terão 50,62 m² de área construída, em terrenos que vão de 160 m² e 180 m² (lotes de esquina), e são divididas em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta. A área livre dos lotes permite futuras ampliações.

A Prefeitura participa da iniciativa,  viabilizando legalmente as áreas para habitação de interesse social e também concedendo ao empreendimento isenções fiscais conforme a lei para baratear os custos das unidades. O município também viabiliza tais empreendimentos com a aprovação da metragem mínima de lotes de 160 m² ou 8x20m.

Casa e terreno por cerca de R$ 135 mil

Durante o evento de assinatura dos contratos, o empresário Roberto Latorraca, da Infratécnica, ressaltou a relação custo/benefício das moradias. “Graças ao programa federal Minha Casa, Minha Vida, ao envolvimento da Caixa Econômica Federal, e às iniciativas da Prefeitura, com as áreas de habitação de interesse social, aprovadas pela Câmara de vereadores de Araras, é possível fechar esse pacote e entregar um imóvel pronto com qualidade às famílias, por cerca de R$ 135 mil. Sabemos que um terreno na cidade hoje dificilmente se negocia por menos de R$ 80 mil, só o lote. Então, é realmente uma oportunidade para aqueles que se enquadram nas regras”, afirmou.

O vereador Breno Cortella lembrou do esforço da Câmara para aprovar os Projetos de Lei que viabilizam os empreendimentos habitacionais em Araras nos últimos anos. “O prefeito Brambilla enviou esses Projetos de Lei à Câmara, que não se omitiu da responsabilidade de debater e aprovar”, relembrou.

Brambilla enfatizou às famílias a perspectiva de ganho de segurança e qualidade de vida a partir da aquisição de um imóvel próprio. “Nós sabemos que as famílias de trabalhadores sofrem para pagar um aluguel que consome boa parte de suas rendas e não volta mais. Hoje em dia, são alugueis entre R$ 700, R$ 800 mil reais ou até mais, que fazem falta para outras despesas. Então, tendo acesso à moradia, com esse esfoço feito pelo poder público e o esforço de vocês, que estão comprando e pagarão as mensalidades, haverá muito mais condições de uma vida melhor, morando no que será de vocês”, disse ele.

Mais informações sobre as demais unidades do novo residencial podem ser obtidas no Portal da Casa Própria fica na Rua Marechal Deodoro, 720, no Centro. O telefone é 3542-7443 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outros conjuntos residenciais já entregues

Desde 2012, a Prefeitura de Araras vem viabilizando e entregando milhares de moradias populares. O residencial Arnaldo Mazon, com 368 apartamentos, no Narciso Gomes, zona sul; o residencial Victório Arthur Corrocher, com 216 apartamentos, próximo ao Jardim Sobradinho, também na zona sul; o residencial Warley Colombini, com 518 casas, na zona leste; o residencial Prefeito Jair Della Coletta, na zona leste, com 448 casas, o Portal do Sol, com 694 unidades, também na região leste, o residencial Prefeito Milton Severino, com 680 casas, na zona norte – todos entregues, além de 212 apartamentos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), em construção na região leste.

Além desses, e das 444 casas do novo residencial cujos primeiros contratos começam a ser assinados, há previsão de oferta de mais 700 unidades numa nova fase do Portal do Sol, na zona leste.

Secom/PMA