Publicado em: 06/10/2016 às 15:05
Outubro Rosa: ações educativas acontecem às sextas-feiras na Praça Barão
Ao todo, 10 unidades de saúde do município irão funcionar das 16h às 20h; campanha visa ampliar a conscientização e os exames preventivos ao câncer de mama

A Campanha Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, terá ações educativas na Praça Barão de Araras todas as sextas-feiras deste mês.

A atividade reforça as orientações sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, além de estimular a realização do autoexame. No local, profissionais da rede municipal de saúde e alunos do curso de técnico em enfermagem da Etec Prefeito Alberto Feres vão distribuir material informativo sobre a doença e orientar a população.

A campanha conta ainda com postos de saúde funcionando em horário especial para ampliar o atendimento às mulheres. Ao todo, 10 unidades da rede funcionam das 16h às 20h, em dias específicos.

Neste período, profissionais da saúde vão orientá-las sobre a importância do autoexame, além de realizar exames como papanicolau ou citologia oncótica e verificar temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.

A campanha tem como foco este ano também incentivar a amamentação que, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, também auxilia na prevenção do câncer. Segundo a entidade, cada ano de amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

O obelisco da Praça Barão de Araras também será iluminado com a cor rosa para reforçar a conscientização. O movimento surgiu em 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Mais informações sobre a campanha e as formas de prevenção ao câncer de mama podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

Cronograma das unidades que funcionarão das 16h às 20h

PSF Otávio João Breda (Parque Dom Pedro) - dias 4, 6, 18 e 20