Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/10/2016 às 16:33
PAC 2: trânsito será liberado segunda-feira na nova ponte
Construção do dispositivo faz parte de novo sistema viário construído em conformidade com o projeto de macrodrenagem urbana

O acesso na nova ponte instalada no sistema viário, construído na confluência entre os ribeirões das Araras e Furnas, será liberado nesta segunda-feira (22). A nova ponte irá interligar as avenidas Milton Severino e Oswaldo Menegasso (perto do Residencial Samantha). Com isso, será interditada a passagem de veículos na antiga ponte, que será demolida.

A implantação de um novo traçado no trânsito do local é realizada em conformidade com o projeto das obras de macrodrenagem urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que incluem construção de um novo canal e alargamento das calhas dos ribeirões das Araras e das Furnas.

O objetivo do novo sistema viário é garantir mais fluidez no trânsito da região e permitir mais segurança aos motoristas que trafegam pelas três avenidas – Dona Renata (Marginal), Milton Severino e Horácio Krepischi.

A readequação proporcionará um novo desenho ao sistema viário, deixando o trânsito menos truncado. Para isso, o projeto prevê a demolição de alguns trechos e pontes para construção de uma grande rotatória. Depois que a obra for concluída, quem trafega pela Marginal passando pela Casa de Retiro Emaús, sentido centro/bairro, por exemplo, poderá fazer a conversão para a Avenida Milton Severino ou acessar o outro lado da Marginal (sentido bairro/centro), sem precisar utilizar a ponte próximo à Krepischi.

Para isso, o projeto incluirá a demolição de duas pontes – uma que passa sobre o Ribeirão das Furnas e outra sobre o Ribeirão das Araras. Para a execução do novo contorno viário, serão demolidos 3,5 mil m² de asfalto, 1,1 mil m² de passeio público e 63,85 m³ de sarjetão. O projeto prevê ainda a remoção de 15 postes de sinalização e limpeza mecanizada.

Todo o sistema de drenagem será readequado e reconstruído, incluindo a instalação de bocas-de-leão.
Após etapa de demolições, serão construídos, conforme o projeto, 1,7 mil m² de pavimento e 1,1 mil m² de novos passeios, além da recuperação de 4,2 mil m² de asfalto e instalação de nova sinalização viária, novo paisagismo com plantio de grama e mudas de quaresmeiras e mais 71 metros de guard rail.

O projeto do novo sistema viário não contará com verbas do PAC e será viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Araras.



Secom/PMA