Publicado em: 04/10/2016 às 17:46
Pq. Ecológico: Prefeitura abre edital de concessão da tirolesa, arvorismo, pedalinhos e escalada
Empresas interessadas podem enviar propostas até dia 31 de agosto, na Coordenadoria de Compras; instalação dos equipamentos faz parte da revitalização do local

A Prefeitura de Araras abriu licitação para concessão dos equipamentos de tirolesa, arvorismo, pedalinhos e escalada em parede artificial. A empresa será escolhida via licitação na modalidade concorrência pública para prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários.

À empresa caberá cumprir com a modernidade das técnicas, dos equipamentos e das instalações, além da conservação, melhoria e expansão do serviço.

Para utilização do serviços, será cobrada tarifa aos usuários que deverá ser fixada na proposta vencedora da licitação. O prazo da concessão será de no máximo de 20 anos, ficando sua prorrogação condicionada à autorização legislativa.

Todas as melhorias já existentes ou a serem realizadas nas áreas objeto da concessão de uso ficarão definitivamente incorporadas ao patrimônio do município, sem que o concessionário tenha o direito de qualquer indenização.

A tirolesa é uma atividade esportiva que consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca por meio de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico.

Já o arvorismo envolve passeios em trilhas previamente instaladas em meio às árvores. Neste caso, elas servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizados em atividades lúdicas, esportivas e turísticas. As estruturas de madeira foram instaladas serpenteando as árvores existentes no parque.

A tirolesa passará por cima de um dos lagos do espaço de lazer e tem 100 metros de extensão por seis metros de altura; o circuito de arvorismo também possui 100 metros de comprimento com estações instaladas de três a seis metros de altura, nas copas de árvores.

A instalação dos equipamentos faz parte da revitalização do Parque Ecológico que envolveu outras inúmeras melhorias como instalação de novo sistema de iluminação, aumento e manutenção das pistas de caminhada, colocação de academias de ginásticas, playgrounds, novos banheiros, manutenção e trocas das pontes de madeira, e outros reparos. A previsão é que a revitalização possa ser entregue em setembro.

Empresas interessadas em participar da licitação podem enviar as propostas até o dia 31 de agosto, às 10h, na Coordenadoria de Compras, localizada na rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro. O edital e os anexos estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br/licitacao - ou na Coordenadoria de Compras.

Segurança
O edital prevê requisitos essenciais para que a empresa vencedora da licitação possa oferecer segurança aos usuários. De acordo com o edital, é preciso que a empresa possua quadro de funcionários com certificação e treinamentos comprovados por entidade credenciada em resgate em altura e socorro, mestre em acoragem e acesso por cordas.

Também são requisitos: ter profissionais qualificados para intruir e administrar as equipes de apoio, fornecer coletes salva-vidas, possuir barco de resgate, além de profissional qualificado e certificado em curso de salvamento aquático.

Pedalinhos e escalada artificial
A concessão também prevê a contratação de empresa para administrar os serviços de pedalinho e escalada em parede artificial. A empresa vencedora do certame ficará encarregada por fornecer os barcos novos tipo pedalinho em um total de 25, além de ter todo o serviço necessário para operar o embarque e desembarque dos usuários, barcos de apoio, equipe de salvamento e colete salva-vidas.

Quanto à escalada em parede artificial ficará a empresa ganhadora do certame também a responsabilidade por construir uam estrutura artificial em madeira, onde os participantes possam escalar até o cume utilizando braços e pernas. Em conjunto a isso, terão que ser fornecidos equipamentos de segurança, como capacete, cabos de aço, cadeirinha, mosquetão, freios, cordas, prusik, fitas.

Secom/PMA