Notícias / Jurídicos
Publicado em: 15/10/2015 às 12:26
Abertas inscrições para capacitação gratuita sobre resolução de conflitos
Polo da UAB de Araras orienta os candidatos e fornece mais informações sobre o curso, que será realizado a distância, entre os dias 2 e 29 de novembro

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de alunos para o curso Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz.

O curso gratuito, viabilizado pelo Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer/polo da UAB de Araras, é oferecido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB) em parceria com a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM).

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, exclusivamente, pela internet no endereço http://moodle.cead.unb.br/enam, acessando o menu Inscrições.

O curso será realizado de 2 a 29 de novembro e terá duração de 30 horas – quatro semanas. O treinamento é voltado à sociedade em geral e tem por objetivo capacitar os alunos sobre as noções básicas de resolução de conflitos. No Brasil todo, serão oferecidas 4,5 mil vagas.

A seleção será feita por ordem de inscrição. Caso exista maior número de inscritos do que as vagas disponíveis, os candidatos constarão no cadastro reserva, podendo ser chamados caso haja desistências.

O curso busca tratar com situações de conflito em muitos momentos de nossa vida, pois resolver essas situações de forma colaborativa e consensual não constava (por vezes, ainda nem consta) no currículo de muitas instituições educacionais.

O polo da UAB de Araras estará colaborando no sentido de fornecer mais informações e orientações sobre o curso. O polo funciona na Avenida Nestlé, perto do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 22h; às sextas-feiras, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone é 3547-9696.

O que é a Escola Nacional de Mediação e Conciliação?
A Escola Nacional de Mediação e Conciliação – Enam foi criada no âmbito da Secretaria de Reforma do Judiciário, ao final de 2012, por ato do Ministro da Justiça, com a finalidade de oferecer capacitações e cursos presenciais e à distância em técnicas de mediação, conciliação, negociação e outras formas consensuais de solução de conflitos.

Por meio dos cursos, a Enam espera difundir a cultura do diálogo e incentivar os cidadãos a participarem ativamente, quando possível, do debate e da construção de soluções para os problemas cotidianos que enfrentam.

Horácio Busolin Júnior - Secom/PMA
Com informações do site da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM