Publicado em: 18/03/2013 às 10:14
Romaria de canoeiros celebra padroeiro do bairro Cascata
Festa teve início na noite de sábado (16); ponto alto foi no domingo com a celebração de missa após o término da romaria

O fim-de-semana foi de festa para os rancheiros do bairro rural Cascata, localizado às margens do Rio Mogi Guaçu. O motivo foi a celebração do Dia de São José, padroeiro do bairro, que segundo o calendário da Igreja Católica é comemorado em 19 de março.

No sábado (16) à noite, a quermesse ao redor da igreja do bairro atraiu centenas de festeiros, mas a atração principal foi no domingo (17) quando, por volta das 9h30, cerca de 30 canoas saíram em romaria pelas águas do rio.

O trajeto, iniciado no Bar do Cris, rumo ao Bar Paraquedas, foi guiado por uma lancha levando a imagem de São José. Uma outra embarcação sonorizava o momento com músicas católicas em louvor ao santo padroeiro e também à Nossa Senhora.

Enquanto a romaria passava, nos ranchos, as famílias que ali possuem propriedade saudavam o padroeiro. Muitos enfeitaram seus espaços para saudar a imagem.

Uma hora depois, ao final do percurso, o padre João Luís Vieira das Neves, da Paróquia São Benedito, que responde pela igreja do bairro, aspergia os barcos com água benta, para depois seguir em procissão até a o salão de festas onde, ao ar livre, foi celebrada uma missa.

O prefeito Nelson Dias Brambilla esteve presente, ao lado do vice Carlos Jacovetti. Ao término da celebração, em rápidas palavras, ele disse que a festa exalta a fé católica e perpetua as tradições do povo da região.

“Esse é um momento singular e muito nobre. Vejo representada aqui a cultura desse povo e seus antepassados. Não deixem morrer essa tradição e aproveito para pedir as bênçãos de São João para vocês e para toda a nossa cidade”, disse o prefeito.

A tarde de domingo seguiu novamente com a quermesse e atrações musicais. Segundo os festeiros, o próximo grande evento do bairro será a tradicional Festa Junina.

Secom/PMA