Projeto Ecobags: Coleta Seletiva do Bem


A escola e a comunidade exercem papel fundamental para a conservação do Meio Ambiente. Para isso, foi pensado o uso de ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, assim o projeto prevê o envolvimento de educadores e familiares para envolver cada aluno na destinação correta do lixo.

Unindo com a política dos 5 (cinco) R's, que deve priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem, são eles:
- Reduzir;
- Repensar;
- Reaproveitar;
- Reciclar;
- Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo.

Os 5 (cinco) R's fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.

A forma como nos relacionamos com o Meio Ambiente a nossa volta está diretamente ligada a qualidade de vida que nós temos. Dessa forma a função da escola é trabalhar intensamente o tema “Meio Ambiente” através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta, incorporando dessa maneira, desde a infância, a responsabilidade e o respeito para a natureza.

A comunidade pouco percebe os valores a sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, como por exemplo: jogar lixo doméstico, entulhos, etc, nas ruas e até mesmo dentro do rio, por isso, atitudes simples e urgentes em direção a sustentabilidade, como a utilização das lixeiras e a separação do lixo para reciclagem, devem ser ações imediatas que toda comunidade deve ter consciência de realizar no seu dia a dia para mudar a realidade.